Contabilidade
Nenhum comentário

Entenda a diferença entre preço e valor de um produto ou serviço

Diferença Entre Preço E Valor - Contabilidade em Santos |

Os conceitos de preço e valor são recorrentes no dia a dia de um empreendedor, mas será que você exatamente qual é a diferença entre os dois termos?

De maneira básica, preço é o que o cliente paga, e valor é o que o cliente leva para sua residência.

A grande verdade do mundo e que você, empreendedor, precisa se atentar, é que as pessoas não estão mais somente querendo comprar um produto, mas sim um artigo que entregue alguns valores.

Por exemplo, a pessoa que faz a compra de uma televisão não quer somente um aparelho que possua entradas eletrônicas. Quer também ter a satisfação em seu lar, com som e imagem que sejam de alta qualidade, tendo ainda a sua programação preferida passando.

Falando assim, talvez o sentido dos dois termos até fique mais claro na sua cabeça, mas não precisa se preocupar. Nós vamos falar sobre isso mais a fundo, para que você consiga entender a diferença entre preço e valor de um produto ou serviço.

O que é o Preço?

O preço representa, de maneira efetiva, a quantidade de dinheiro que o consumidor vai investir no momento em que adquirir um novo bem ou serviço.

Logo, este é um dado considerado “palpável” e que pode ser quantificado.

elaboração do preço é algo que envolve:

  • O custo de produção da mercadoria;
  • A margem de lucro que se deseja adquirir sobre a venda do mesmo;
  • A demanda;
  • Os preços dos concorrentes;
  • Perfil e poder de compra do público alvo.

De forma geral, não é o preço que define a escolha de compra. Quando o cliente se vê diante de produtos ou serviços que tenham os preços semelhantes, ele vai acabar escolhendo por aqueles que tenham maior valor. Exatamente por isso que é indispensável trabalhar a percepção e diferencial de valor agregado à sua marca.

O que é o valor?

O valor se define como o grau de satisfação entre expectativas e necessidades que são atendidas por um produto ou serviço.

O valor não diz respeito ao próprio produto, mas sim a algo que é dado a ele pelo consumidor, que irá analisar o grau de:

  • Necessidade;
  • Qualidades;
  • Atributos.

Só quando o cliente é capaz de perceber esse valor é que ele consegue adquirir a sensação de que a aquisição, não importa qual o preço investido, fo,i de fato, um negócio vantajoso. Para algumas pessoas, esse sentimento de ter algo valioso é bem mais forte ou preciso do que para outras.

Vamos citar um exemplo, para tornar mais fácil a compreensão: para um homem que joga futebol e é apaixonado por isso, comprar chuteiras novas que tenham a assinatura de um jogador famoso tem um valor bem mais alto do que para sua esposa, que não se interessa pelo esporte e, caso o preço fique acima do que ela considera aceitável, a chuteira se tornará cara.

Estabelecer o valor de uma marca pode ser uma coisa um pouco mais complicada do que o preço, porque afinal, ele é algo intangível. É uma percepção bastante variável, dependendo muito do ponto de vista de cada pessoa.

  • O valor que você consegue ver em seu produto;
  • O valor que o seu cliente enxerga, que é o que define o quanto ele está disposto a pagar;
  • Valor que o mercado vê.

Esses três são completamente diferentes e, é importante que você entenda a diferença entre preço e valor de um produto ou serviço.

Agora é hora de praticar o que aprendeu!

Qualquer dúvida entre em contato conosco! Será um prazer falar com você!

Você pode gostar também

Categorias

Arquivos

Menu
Recomendado
Seja para quem começa ou para quem já está no…